Modalidades
Veja o que você pode aprender com a gente!
Fonte: Freepik
Ballet Clássico
Ballet é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. São realizadas com o acompanhamento de música clássica. Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
Fonte: Freepik
Jazz
Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. Possui outras variações de estilo como: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Street Jazz, Feeling Jazz, Popular Jazz, Lyrical Jazz, entre outras. O Jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso. Surgiu e se popularizou na mesma época em que a música Jazz, surgiu nos E.U.A no fim do século passado, podendo dizer assim, que nasceu da cultura negra.
Fonte: Freepik
Sapateado
Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés.
Fonte: Freepik
Street Dance
Mesclando movimentos coordenados e harmoniosos, o Street Dance (dança de rua) é um estilo que nasceu nos guetos dos Estados Unidos na década de 1930. Outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a street. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul e o funk norte-americano, a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua.
Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos deu-se o nome de Hip – Hop.
No street, movimentos básicos, naturais, como andar, saltar e step touch são muito explorados. Movimentos mais complexos e bem marcados junto a forte batida, como o contratempo, a combinação braço e perna, são combinados com movimentos finos de quadril, de corpo tipo onda em uma harmonia única e fenomenal.
Fonte: Freepik
Teatro
O teatro é uma das 3 artes principais junto com a dança e música. Tendo como base a representação e interpretação de personagens para tocar o público e expressar o pensamento e sentimentos do artista.
Autoconhecimento, desenvolvimento de expressão e comunicação, maior interação entre alunos, estímulo à leitura e à responsabilidade, promoção do aperfeiçoamento corporal. Esses são apenas alguns dos benefícios que o teatro pode proporcionar para crianças, adolescentes e adultos.